Teses | Dissertações | Monografias


A

ADERALDO, Guilhermo André. Reinventando a cidade: disputas simbólicas em torno da produção e exibição audiovisual de coletivos culturais em São Paulo. (Tese, USP, 2013)

AGUIAR, Reginaldo do Carmo. A estética da margem em Ôrí. (Dissertação, Unicamp, 2020)

ALMEIDA, Paulo Ricardo Gonçalves de. A Realização da Ambição do Negro: Oscar Micheaux, Race Pictures e a Grande Migração. (Monografia, UFF, 2012)

ALVES, Rael Lopes. Os arquétipos dos mitos históricos negros no cinema nacional: uma análise na filmografia de Cacá Diegues. (Monografia, UFRGS, 2009).

AMARAL, Rita de Kasia Andrade. Cinema como prática social: A Representação dos Conflitos Sociais do Senegal na obra cinematográfica de Ousmane Sembéne. (Dissertação, UERJ, 2014)

ANTUNES, Rogerio Ferreira. A hora do show: o cinema de Spike Lee e o negro estadunidense. (Monografia, Unicamp, 2007)

B

BALDACIN JUNIOR, Alexandre Cristiano. A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas. (Dissertação, Unesp, 2021)

BATISTA. Kássius Kennedy Clemente. O movimento negro norte-americano através do filme Panteras Negras (Mario Van Peebles, 1995). (Monografia, UFU, 2021)

BATISTA, Nicole Faria. Bem-vindas de volta: A autodefinição no cinema de Tila Chitunda, Ana Pi, Safira Moreira e Yasmin Thayná. (Dissertação, UFMG, 2021)

Bispo, Vilma Neres. Trajetórias e olhares não convexos das (foto)escre(vivências): condições de atuação e de (auto)representação de fotógrafas negras e de fotógrafos negros contemporâneo / Vilma Neres Bispo.—2016. (Dissertação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca , 2016)

BRANDÃO, João Lucas França Franco. 80’s So White: o cinema incendiário de Spike Lee em Faça a coisa certa (1989). (Monografia, UFU, 2017)

BRANDÃO, João Lucas França Franco. O Novo Cinema Negro importa: cultura e política nas imagens de Os Donos da Rua (John Singleton, 1991) e Febre da Selva (Spike Lee, 1991) (Dissertação, UFU, 2019)

BRAZ, Camilo d’Angelo. As representações do imaginário: uma análise crítica a partir de três leituras fílmicas de Orfeu. (Dissertação, UNICAMP, 2003)

Brito, Alessandra Pereira. A Rememoração Nas Imagens Dos Quilombos. 2021. (Dissertação, UFMG, 2021)

BUENO, Frederico Mael Silva Marques. Ayrábeji de Xangô: o cine-transe e sua rubrica cinematográfica. (Dissertação, PUC Goiás, 2011)

C

Campos, Rodrigo Sombra Sales. O cinema de John Akomfrah: passagens entre a diáspora e o arquivo. (Tese, UFRJ, 2019)

CALIXTO, Leticia da Costa. “Sou Maria Vanúbia, Não Sou Bagunça”: Representação da mulher negra na telenovela Salve Jorge (2012-2013). (Monografia, UFU, 2021)

CANDIDO, Marcia Rangel. Invisibilidade de narrativas e visibilidade de estereótipos: o problema da representatividade das mulheres negras no cinema nacional. (Dissertação, UERJ, 2016)

CARVALHO, Noel dos Santos. Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul. (Tese, USP, 2006)

CHINEN, Nobuyoshi. O Papel do Negro e o Negro no Papel. Representação e representatividade dos afrodescendentes nos quadrinhos Brasileiros. (Tese, USP, 2013)

COSTA, Letícia Souza Ribeiro da. Trajetórias de cineastas negras brasileiras. (Dissertação, UFMG, 2021)

COSTA, Lygia Pereira dos Santos. Direções do olhar: um estudo sobre as poéticas e técnicas de diretoras negras do cinema brasileiro. (Dissertação, USP, 2021)

COSTA, Yuri. Afrossurrealismo: A canção da imaginação radical preta. (Dissertação, UFRJ, 2023) 

CRUZ, Viviane Ferreira da. Cinemas Negros: modelos de negócios viáveis às mulheres negras. (Dissertação, UnB, 2019)

D

DAMINELLO, Luiz Adriano. Entre duas margens: do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch. (Dissertação, Unicamp, 2010)

DAVID, Marcell Carrasco. Abolição : escavações e memórias sobre o cinema negro de Zózimo Bulbul. (Dissertação, PUC-RJ, 2020)

DIAS, Fabiana Quintana. Orfeu: do mito à realidade brasileira uma análise da trilha sonora dos filmes “Orfeu Negro” (1959) e “Orfeu” (1999) baseados na peça “Orfeu da Conceição” de Vinicius de Moraes. (Dissertação, Unicamp, 2011)

DOURADO, Ana Karicia Machado. Fazer rir, fazer chorar: a arte de Grande Otelo. (Dissertação, USP, 2011)

DUARTE, Bruno F.  Línguas desatadas – afrofabulação e bixaria negra no documentário de Marlon Riggs. (Dissertação, UFRJ, 2021)

F

FELIPE, Delton Aparecido Felipe. Narrativas para Alteridade: o cinema na formação de professores e professoras para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. (Dissertação, UEPG, 2009)

FERNANDES, Danúbia de Andrade. A personagem negra na telenovela brasileira: representações da negritude em “Duas caras”. (Dissertação, UFJF, 2009)

FREITAS, Guaciara Barbosa. A Relação entre Mídia e Periferia: um estudo sobre o projeto Central da Periferia da TV Globo. (Tese, Unisinos, 2011)

G

GHIL, ROGER. ATLANTIQUE: Amor como Política, Espiritualidade Anticolonial e suas Cartografias Afetivas. (Dissertação, UFES, 2023)

H

HIRANO, Luis Felipe Kojima. Uma interpretação do cinema brasileiro através de Grande Otelo: raça, corpo e gênero em sua performance cinematográfica (1917-1993) (Tese, USP, 2013)

K

KPOPHOLO, Senakpon Fabrice Fidèle. As áfricas em sala de aula: possibilidades de viagens a partir do cinema africano. (Tese, UFJF, 2019)

L

LAPERA, Pedro Vinicius Asterito. Do preto e branco ao colorido: raça e etnicidade no cinema brasileiro dos anos 1950-1970. (Tese, UFF, 2012)

LIMA, Renato Candido de. Menina mulher da pele preta – projeto de série televisiva que discute questões de gênero e raça ligados a mulher negra. (Dissertação, USP, 2011)

M

MACHADO, Marcelo Ferreira. Cinema, geografia e currículo: sentidos possíveis em torno dos filmes La noire de… e Que horas ela volta? e a tessitura de conhecimentos-significações. (Dissertação, UERJ, 2018)

MARCELINO, Talita Marques. CINEMA NEGRO NOW!: Uma história comparativa das representações cinematográficas negras nas décadas de 1960 e 2010. (Monografia, Faculdades Integradas Campo-grandenses, 2020)

MARTINS, Kariny Felipe. Ficção especulativa no cinema negro brasileiro –  a estética afrofuturista em curtas-metragens. (Dissertação, Unespar, 2020)

MELO, Aline Pinto Lourena. Nós por nós mesmos: identidade afro-brasileira e representação das relações raciais na produção audiovisual contemporânea. (Dissertação, UFRJ, 2015)

MONTEIRO, Adriano Domingos. Os territórios simbólicos do cinema negro : racialidade e relações de poder no campo audiovisual brasileiro. (Dissertação, UFES, 2017)

MOURA, Dione Oliveira. A construção da memória e da identidade em filmes de cineastas negros brasileiros. (Dissertação, UnB, 1990)

N

NAKANISHI, Débora Spacini. 12 anos de escravidão: livro e filme. (Dissertação, 2018, Unesp)

NASCIMENTO, Jonas Alexandre. Promessas e desafios da migração no cinema africano contemporâneo: reimaginando espaços e fronteiras em um mundo “fora de lugar”. (Tese, UFPE, 2019)

NERY, Luna Cristina Castro. Cinemas do Sul: Experiências Contemporâneas do Brasil e da Nigéria (Tese, UFBA)

NERY, Luna Cristina Castro. O Negro encena a Bahia: imagens e representações étnicas em cinco filmes baianos de ficção. (Dissertação, UFBA, 2010)

NGANGA, João Gabriel do Nascimento. O ativismo negro por meio do cinema: ações e representações dentro e fora das telas. (Tese, UFU, 2019)

O

OLIVEIRA, Leandro Silva de. Cinema de Favela, o real da ficção, a estética do político. (Tese, Ufscar, 2018)

P

PORFÍRIO, Lucas. O amor em Moonlight: sob a luz do luar – rupturas na representação do homem negro e gay. (Dissertação, UFOP, 2021)

R

RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Silva. Da economia política do nome de ‘África’: a filmografia de Tarzan. (Dissertação, UFSC, 2008)

ROCHA, Leandro Silva da. Da cena real à representação cinematográfica: as pessoas negras e suas práticas culturais no filme Cafundó (Monografia, UEPB, 2012).

RODRIGUES FILHO, Fábio. Um rasgo na imagem: fagulhas para uma pequena história do cinema brasileiro à luz da presença de Grande Otelo. (Dissertação, UFMG, 2022)

S

SANTANA, Paula Manuella Silva de. Um ar de cinema em Ondjaki: interferências e interlocuções em prol de uma modernidade angolana. (Dissertação, UFPE, 2010)

SANTIAGO JUNIOR, Francisco das C. F. Imagens do Candomblé e da Umbanda: etnicidade e religião no cinema brasileiro nos anos 1970. (Tese, UFF, 2009).

SANTOS, Edson Batista dos. Prática e repressão à capoeira no filme “Besouro”. (Monografia, UEPB, 2012)

SANTOS, Eveline Alvarez dos. A representação do negro em Quase dois irmãos. (Monografia, UEPB, 2011)

SANTOS, Luísa Marino. Yonke Indawo: representatividade, identidades e negritudes em Pantera Negra (2018). (Monografia, UFU, 2022)

SANTOS, Tadeu Pereira dos. Grande Otelo/Sebastião Prata: caminhos e desafios da memória. (Dissertação, UFU, 2009)

SANTOS, Thuanne da Silva. “Deus não liga para cor quando resolve mandar um tornado”: raça e gênero em Histórias Cruzadas (2012). (Monografia, UFU, 2019)

SILVA, Adriana Alves da. Caleidoscopio de imagens: estigma racial, escola, cinema e televisão. (Monografia, Unicamp, 2002)

SILVA, Camila Delfino da. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira. (Dissertação, UFU, 2012)

SILVA, Carolinne Mendes da. O Negro no Cinema Brasileiro: uma análise fílmica de Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966) (Dissertação, USP, 2013)

SILVA, Eduardo Antonio da. “That’s a nigger on a horse!”: Django Livre (2012) entre representatividade, racismo e estereótipos no cinema hollywoodiano. (Monografia, UFU, 2021)

SILVA, Isabela Oliveira Pereira da. “A participação no Instituto Nacional de Cinema de Moçambique” in “Bárbaros Tecnizados”: Cinema no Teatro Oficina. (Dissertação, USP, 2006, p.80-89)

SILVA, Gustavo Souza da. Pontos de vista em documentários de periferia: estética, cotidiano e política. (Tese, USP, 2011)

SILVA, João Nunes. A Construção dos Personagens e Representação da Violência Urbana nos documentários O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas e Ônibus 174. (Tese, UFBA, 2012)

SILVA, José Nazareno da. Os dois Orfeus, representações da paisagem favela no cinema: o olhar estrangeiro e o olhar de pertencimento (Dissertação, UERJ, 2009)

SILVA, Júlio Cláudio. Relações raciais, gênero e memória: a trajetória de Ruth de Souza entre o Teatro Experimental do Negro e o Karamu House (1945-1952) (Tese, UFF, 2011)

SILVA, Rayane Aparecida Castro. Cinema, memória e identidade nacional: os campos de reeducação moçambicanos no filme Virgem Margarida (2012) (Monografia, UFU, 2021)

SÓCRATES, Lessandro. Quem diz ‘Eu, um negro’? Vozes e foco narrativo no filme de Jean Rouch. (Dissertação, USP, 2009)

SOUZA, Amália Coelho de. Com Alma nos Olhos: cinema negro a partir de alma no olho de Zózimo Bubul. (Dissertação, UFRB, 2020)

SOUZA, Olívia Luiza Pilar. Representatividade importa? Representação, imagens de controle e uma proposta de representatividade a partir das personagens mulheres negras em Malhação: Viva a Diferença. (Dissertação, UFMG, 2021)

V

VIANA, Iara Félix Pires. Trajetórias socioespaciais, narrativas cinematográficas e lazer de cineastas negras: intersecções entre racismo e sexismo. (Tese, UFMG, 2021)

VITORINO, Jéssica Oliveira. Identidades e estereótipos da negritude na dramaturgia televisiva: análise do seriado Mister Brau. (Monografia, UFJF, 2019)

W

WILDHAGEN, Joana Pinto. Fronteiras da fala/bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus. (Dissertação, UFMG, 2007)

Z

ZANETTI, Daniela. O cinema da periferia: Narrativas do cotidiano, visibilidade e reconhecimento social. (Tese, UFBA, 2010)

ZENUN, Maíra.  A Cidade e o Cinema [Negro]: o caso FESPACO. (Tese, UFG, 2019)

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