Fórum Itinerante de Cinema Negro

Artigos

Oficina: Panorama do Cinema Negro

ficinecv_cinenegroResumo:

Há quem compreenda que o Cinema Negro é uma questão diaspórica tão somente, surgida a partir das realizações cinematográficas fora de África, marcadas por olhares e temas afroperspectivados, isto é, por questões de identidade, de herança e pertencimento à negritude.  Nós do FICINE, contudo, colocamos no horizonte também o continente africano como ambiente gerador de cinematografias negras. De modo que a oficina “Panorama do Cinema Negro” tem como objetivo a possibilidade de pensarmos sobre um Cinema Negro, ou Cinemas Negros, em África e na diáspora.  Conhecer as imagens produzidas por cineastas negros(as) é também um meio de descolonizar o pensamento sobre o cinema e ampliar o repertório de representação sobre o negro, a partir de um discurso produzido pelo próprio negro e não apenas por discursos sobre ele.  A proposta é realizar uma introdução da temática e das questões envolvidas no debate sobre cinema negro na atualidade, através de análise de a filmes, considerando seus contextos de realização e também a receptividade dessas produções negras diaspóricas no continente africano.

 

Carga horária: 8 horas (dois encontros de 4h divididos em aprensentação das questões relativas ao cinema negro, intervalo, exibição de filmes, debate)

 Público-alvo: Cineastas, produtores, professores, jornalistas, pesquisadores  e público interessado

Facilitadora: Janaína Oliveira

Pesquisadora, é doutora em História pela PUC-Rio e professora desta disciplina no IFRJ – Campus São Gonçalo, onde coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB). Realiza pesquisas centradas na reflexão sobre Cinema Negro, no Brasil e na diáspora, e sobre as cinematografias africanas, sempre buscando conexões que possam incidir na área das relações étnico-raciais. Coordena também o FICINE, Fórum Itinerante de Cinema Negro.

Destaques

Espaço homenagem

Ficine Educação

Ficine Docs