Fórum Itinerante de Cinema Negro

Artigos

Ficine.edu

Dez anos após a promulgação da lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras em todos os níveis da educação do país, ainda é necessário mudar o modo como pessoas negras são representadas no imaginário social. Algo semelhante se passa com os países africanos, via de regra, representados de um modo estereotipado.

Por isso, criamos o FICINE, porque acreditamos que um dos melhores modos de pensar e reverter esses estereótipos seja através do conhecimento de como estes sujeitos se auto-inscrevem no mundo.

Compreendemos que nos dias de hoje não é possível entender uma sociedade, nem os grupos sociais, sem entender sua produção audiovisual. Assim, uma das propostas centrais do FICINE é colaborar para a formação de pessoas para o uso e a reflexão sobre o cinema e a fotografia negra no mundo.

A idéia é que possamos refletir acerca de processos de representação sobre o negro na fotografia, no cinema e em outros meios audiovisuais. Para tanto, achamos importante o entendimento não apenas do conteúdo acessado e produzido pelos realizadores, mas também da análise formal dessas produções, para que não se naturalize, nem se menospreze essa dimensão artística da produção audiovisual.

Num outro plano, reconhecemos que o ensino de cinema nas escolas e no ensino superior, quando ocorre, é através de cinematografias que não mostram a diversidade da produção audiovisual no mundo, nos fazendo crer que o modelo hollywoodiano é o único modelo possível de produção cinematográfica de qualidade.

Nossa intenção é, portanto, é contribuir na ampliação das reflexões e percepões sobre as imagens do negro na diáspora e no continente africano, no ambito da educação e da formação continuada de profisssionais ligados à educação.

Cursos, palestras e seminários

 

oFicine – oficinas de formação para a produção audiovisual:

  • Filme Negro, a construção do Olhar. Recursos digitais na produção do cinema (Ailton Pinheiro/ Brasil e César Schofield/ Cabo Verde)

 

E mais:

  • Formação de professores para uso de recursos audiovisuais em sala de aula.

Seminários de formação para a reflexão e o uso da produção audiovisual em sala de aula. Contamos com profissionais experientes na formação de professores, na pesquisa sobre cinema negro e em produção cinematográfica.

  • Produção de material para-didático.

Produção de kit para-didático com pacote de filmes infanto-juvenis para serem utilizados em sala de aula e material de apoio para uso do professor.

Destaques

Espaço homenagem

Ficine Educação

Ficine Docs