Fórum Itinerante de Cinema Negro

Artigos

Artigos

A

Acácio: a escritura do cinema encontra a escrita da memória.

Victor Guimarães

 

A África nas telas: a indústria do cinema contemporâneo e sua cultura histórica eivada de estereótipos colonialistas

Marcos Melo

 

A África no cinema e nos currículos escolares ( Sem link )

Maria Ignês Carlos Magno

Comunicação & Educação 12.3 (2010)

 

A África Ocidental francesa e o surgimento do cinema na África Negra.

David Marinho de Lima Júnior

 

A câmera e o corpo negro africano no cinema de Glauber Rocha. O insólito em língua inglesa

Thiago Florencio

 

A construção da identidade negra no filme “Jubiabá”

Maria Angela Pavan

Dennis de Oliveira

 

Agogo Eewo ou a Reinvenção da Nação Nigeriana e seus dirigentes

Félix AyohĺOmidire

 

A inventividade como necessidade no Cinema Africano (sobre Flora Gomes)

Marta Aparecida Garcia Gonçalves

 

Análise do Filme Royal Palace 1 e 2 à Luz do Boom de Nollywood.

Luísa Aquino dos Santos

 

Aos cacos: imagens da nação angolana em As aventuras de Ngunga e Na cidade vazia, livro e filme.

Fabiana Carelli Marquezini

 

A quem interessa um” cinema negro”?

Júlio César dos Santos

 

A representação audiovisual das mulheres migradas

Luciana Pontes

 

 As Artes e a Sociedade após 1935

Jan Vasima in História Geral da África – Vol. VIII – África desde 1935

 

As Formas Africanas de Auto-Inscrição

Achille Mbembe

 

A Mulher Negra no Cinema Brasileiro: uma análise de Filhas do Vento

Cláudia Regina Lahni

Nilson Assunção Alvarenga

Mariana Zibordi Pelegrini

Maria Fernanda França Pereira

 

As tramas do gênero e a geopolítica do nome de ‘África’: notas sobre exotização e erotização na cinematogrÁfrica.

Marcelo Ribeiro

 

B

Barravento: resistência e alienação no candomblé.

Anahy Sobenes

 

Breve história de Senegal e a formação de seu cinema

Daniele Alves Arruda

 

Breve história do cinema moçambicano. ( Sem Link)

Fernando Duarte

Celuloide 283–4 (1979)

 

C

Cantam pretos, dançam brancos: Coreografia da colonização em Nha Fala, de Flora Gomes.

Fabiana Carelli

 

Cartografias do desejo: a cidade como o espaço do outro (e alguns apontamentos sobre a cidade no cinema moçambicano

Mirian Tavares

 

Cinegritude: reflexões sobre a invisibilidade da produção cinematográfica afro-brasileira contemporânea

Janaína Oliveira

 

Cinema Africano: Revertendo imagens estereotipadas

Janaína Damaceno

 

Cinema como prática social: a representação dos conflitos sociais do Senegal na obra cinematográfica de Ousmane Sembène

Rita Andrade

 

Cinema e Recepções Transnacionais: estudo das práticas de apropriação simbólica em duas Mostras de cinemas Africanos no Brasil (Florianópolis e Manaus)

Mahomed Bamba

 

Cinema Negro: Pontos reflexivos para a compreensão da importância da II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora

Celso Prudente

 

Cultura Africana no Cinema: Leitura Crítica da Imagem do Racismo na Formação de Professores

Delton Aparecido Felipe e Teresa Kazuko Teruya

 

D

Da Favela ao Terreiro: visualidade e espacialidade negras no cinema brasileiro (1948-1962)

Francisco das c. F. Santiago júnior

 

Dança e conflito: uma reflexão sobre o toyi-toyi sul-africano.

Juliana Braz Dias

 

Diálogo em imagens e imagens em diálogos: Um estudo dos projetos estéticos de Glauber Rocha e Ousmane Sembène.

Victor Martins de Souza

 

Discussão da relação entre cinema e identidade: contexto africano ( Sem Link)

Rita de Kasia Andrade Amaral

 

Do “cinema com sotaque” e transnacional à recepção transcultural e diaspórica dos filmes.

Mahomed Bamba

 

Dogon, uma sociedade entre etnografia e cinema

Denise Dias Barros

Cadernos de Antropologia e Imagem 15 (2002): 67-89.

 

Do Rádio à Televisão: o Personagem Negro em Dois Filmes Brasileiros

Arthur Autran

 

Discurso e imaginação africanista no cinema: geopolíticas e cronopolíticas do nome de ‘África’ – um panorama.

Marcelo Ribeiro

 

E 

Entrevista a Manthia Diawara.

João António de Oliveira Gonçalvez Rapazote

 

Entrevista: Ruy Guerra cidadão de várias pátrias, passageiro de diferentes revoluções ( Sem Link)

Rita Chaves e José Luís Cabaço

Via Atlântica 21 (2012).

 

Escrita da História, Fim de Silêncios: Relações Raciais e de Gênero nas Memórias de Ruth de Souza (1921-1950)

Júlio Cláudio da Silva

 

Estereótipo, Realismo e Representação Racial ( Sem Link)

Robert Stam e Ella Shohat

Revista Imagens. Unicamp, n. 5, ago/dez, 1995.

 

F

Filmes e negritude em sala de aula: essa relação é possível?

Teresa Kazuko Teruya, Delton Aparecido Felipe

 

Figuras populares no documentário silencioso brasileiro

Flávia Cesarino Costa

 

H 

História oficial, memória popular: reconfiguração do passado africano nos filmes de Ousmane Sembène. ( Sem Link)

Mbye Cham

Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História. ISSN (eletrônico) 2176-2767 1.44 (2013).

 

I

Imagens da África do Sul no Cinema: Contribuições da Análise Fílmica na Educação Escolar. ( Sem link)

Delton Aparecido Felipe e Teresa Kazuko Teruya

Iniciação Científica Cesumar 10.1 (2008): 35-41.

 

Imagens e discursos dos filmes africanos sobre as experiências migratórias eo “desejo de alteridade  ( Sem link)

Mahomed Bamba

World Cinema 8: 15-2011.

 

Imagens e representações dos negros nos livros didáticos e no cinema brasileiros

Maria Jorge dos Santos Leite

Imagens do Negro no Cinema Brasileiro: o período das chanchadas. ( Sem link)

Noel Carvalho

J

Joseph Ki-Zerbo: uma personalidade africana em acção.” Para onde vai a África?

 

L

Le Cinema Africain Lusophone: Perspectives Historiques ET Contemporaines de 1969 à 1993

Claire Andrade Watkins

Lugar Nenhum na África

Caroline Link, Nirgendwo in Afrika, Alemanha, 2003

 

M

Mário Gusmão (1920-1996): O Santo Guerreiro contra o Dragão da Maldade

Jeferson Bacelar

 

Menina por um Dia: comentário do cinema no terceiro mundo

Heron Formiga

 

M’bala: descolonializando a história africana. ( Sem Link)

Rosivalda dos Santos Barreto

Revista da ABPN 3.7 (2012).

 

Moi, un noir e a “desordem” no cinema: Múltiplas vozes na representação da cultura do sub-proletariado africano. ( Sem Link)

Célia Maria Cassiano

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (2002).

 

N 

“Na Boca do Mundo”: afetos racializados no cinema brasileiro

Teresa Cristina Furtado Matos

 

Nelson Pereira dos Santos: resistência e esperança de um cinema.

Paulo Roberto Ramos

 

Nigerian and Ghanaian film industry: creative capacities of developing countries

Alessandra Meleiro

 

O

O Campo Discursivo dos Mini-Documentários sobre a Condição Diaspórica no Cinema Brasileiro

Mahomed Bamba

 

O cinema ea população afro-brasileira: desafios da autorrepresentação em Bróder e 5 x Favela agora por nós mesmos. ( Sem Link)

Diony Maria Soares

 

O cinema na formação da África independente

Rita de Kasia Andrade Amaral

 

O corpo negro-africano no cinema de Glauber Rocha

Thiago de Abreu e Florêncio Lima

 

O Cinema Nigeriano como Exemplo para a Indústria Cultural Paraíbana

Thaïs de Lima Gualberto, Tiago da Silveira Galdino e Vanessa Kátia de Medeiros Nóbrega

 

O corpo no cinema moçambicano: uma análise da experiência do HIV/AIDS a partir das obras cinematográficas de Isabel Noronha e Orlando Mesquita.

Esmael Alves de Oliveira

 

Of Westerns, Women, and War: Re-situating Angolan Cinema and the nation. ( Sem Link )

Marissa Jean Moorman

Research in African Literatures 32.3 (2001): 103-122.

 

O imaginário da branquitude à luz da trajetória de Grande Otelo: raça, persona e estereótipo em sua.

Luis Felipe Kojima Hirano

 

O Nascimento da Ficção

Raquel Schefer

 

Onde está o negro na TV pública?

Joel Zito Araújo

 

O papel do cinema na construção da(s) identidade(s): A representação de Ousmane Sembène do Senegal da década de 60.

Rita de Kasia Andrade Amaral

 

O parti-pris ideológico e estético de dois brasileiros na formação de um cinema pós-colonial em Moçambique (anos 70-80). ( Sem Link )

Mahomed Bamba

REVISTA INTERIN 12.2 (2012).

 

O poder da mulher africana no Níger no filme de Med Hondo ( Sem Link )

Rosivalda dos Santos Barreto

Revista da ABPN 2.4 (2011).

 

Oralidade e Cinema Na África: Yaaba, Um Caso Exemplar

Lúcia Nagib

 

O retorno aventureiro ao cinema do Níger pelo olhar de Moustapha Alassane

Cristina dos Santos Ferreira

 

Oscarito e Grande Otelo: imaginário racial e brasilidade nas chanchadas da Atlântida.

Luis Felipe Kojima Hirano

 

Os Cinemas Africanos: entre construção identitária nacional e sonho panafricanista ( Sem Link)

Mahomed Bamba

 

Os Negros na História do Brasil Contada pelo Cinema Nacional

Marcelo da Silva Murilo

 

Ouédraogo e a estética do silêncio ( Sem Link)

Lúcia Nagib

Cadernos de Pós-Graduação, Campinas, v. 2, n.2, p. 59-67, 1998.

 

Ousmane Sembene e o Cinema Senegalês ( Sem Link)

Daniele Alves Arruda

 

P

Portugal olhado pelo cinema como centro imaginário de um Império: Campo/Contracampo ( Sem Link)

Maria do Carmo Piçarra

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona (2012): 77.

 

Post-colonial cinema and the reconfiguration of Moçambicanidade

Marcus Power

 

Produtor e o Cineasta Zózimo Bulbul: O inventor do Cinema Negro brasileiro

Noel dos Santos Carvalho

 

Q 

Questões da identidade moçambicana no filme Terra Sonâmbula

Patricia dos Santos Andrade e Inara de Oliveira Rodrigues.

 

R

Representações da África no Cinema Contemporâneo como Ferramenta Possível no Ensino de História

Marcos José de Melo e José Maria Gomes de Souza Neto

 

Representação de mulheres negras: cinema, ethos e identidades

Roberto Carlos Silva Borges

 

U

Usos do Véu: visibilidade e invisibilidade da mulher muçulmana no cinema ( Sem Link )

José Gatti

Revista ECO-POS 13.3 (2011).

ARTIGOS EM SITES INTERNET

A luta não acabou (I) – sobre o cinema de Cabo Verde.

Tiago Mansilha

 

A situação do cinema nos Palops

Lénia Marina Ramos Teixeira

 

Entrevista: Flora Gomes, Quatro décadas de cinema

 

Estilhaços do Império, Histórias e Memórias. a guerra colonial portuguesa e as lutas de libertação (Referências sobre o cinema em Moçambique)

 

Mozambican Film and Cinema, 1976-1991 

 

O Modelo Nollywood

Felipe Macedo

 

Os cinemas africanos: pela descolonização da mente

Marcelo Ribeiro

 

Portugal/Guiné-Bissau Arquivo cinematográfico em risco já pode ser visto no país ( Sem Link)

 

NÚMEROS ESPECIAIS

 

Caderno nº1. Cinema. Utopia e realidade: 50 anos de Independências africanas?

 

Caderno nº2. Cinema. Dijibril Diop Mambéty, cineasta africano

 

Caderno nº5. Cinema e literatura. Ecrã escrito: as adaptações cinematográficas de obras literários em África

 

 

Destaques

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