Fórum Itinerante de Cinema Negro

Artigos

Livros

ALMADA, SANDRA. Damas Negras. Sucesso, Lutas, Discriminação (Chica Xavier, Léa Garcia, Ruth de Souza, Zezé Motta). Rio de Janeiro: Mauad, 1995.

 

ARMES, ROY. Dictionnaire des cinéastes africains de long métrage. Paris: Éditions Karthala-ATM, 2008.

 

ARAÚJO, Joelzito. A Negação do Brasil: o Negro na Telenovela Brasileira. São Paulo: Senac, 2006.

 

BACELAR, Jeferson. Mário Gusmão: um príncipe negro na terra dos dragões da maldade. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

 

BAMBA, Mahomed. “A recepção dos Filmes Africanos no Brasil”. In: MACHADO, Rubens et alli. Estudos de Cinema SOCINE. São paulo: Annablume, 2006. (p.135-142)

 

BAMBA, Mahomed. “Os Cinemas Africanos no Singular e no Plural”. In: BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando. (Orgs.) Cinema Mundial Contemporâneo. Campinas: Papirus: 2008. (p.215-231)

 

BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra. (Orgs.). Filmes da África e da Diáspora: objetos de discursos. Salvador: EDUFBA, 2012.

 

CARVALHO, Noel. “Contra a invisibilidade – Política e luta do negro por representação.” In: ARAÚJO, Joel Zito. (Org.) O negro na TV pública. Brasília, Fundação Cultural Palmares, 2010.

 

CARVALHO, Noel. “Racismo e anti-racismo no Cinema Novo.” IN: HAMBÚRGUER, Esther; AMÂNCIO, Tunico et al. Estudo de Cinema SOCINE. São Paulo: Annablume, 2008. (p.53-60)

 

CONVENTS, Guido. Os moçambicanos perante o cinema e o audiovisual: uma história político-cultural do Moçambique colonial até à República de Moçambique (1896-2010). Maputo: Edições Dockanema/Afrika Film Festival, 2011. 677 p. (Leia a resenha de Esmael Alves de Oliveira: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2011v13n1-2p317/23950)

 

CRUZ, José de Matos; ABRANTES, José Mena. (Orgs.) Cinema em Angola. Luanda: Edições Chá de Caxinde, 2002.

 

DANEY, Serge. O que eles diziam? Ceddo de Ousmane Sembène in A Rampa: Cahiers du cinema 1970-1982. Cosac Naify, 2007. (p.163-167)

 

DE , Jeferson. Dogma Feijoada: o cinema negro brasileiro. Col. Aplauso Cinema Brasileiro. São Paulo: Impressa Oficinal, 2005.

 

DIAWARA, Manthia. DIAKHATÉ, Lydie. Cinema Africano: Novas Formas, estéticas e Políticas. Lisboa: Sextante: 2009.

 

HENNEBELLE, Guy. Os Cinemas Nacionais contra Hollywood. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

 

JESUS, Maria Angela de. Ruth de Souza: Estrela Negra. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2007. 

 

LEMOS, Ronaldo e Oona Castro. Tecnobrega: o Pará reinventando o negócio da música. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2008.

 

MARTIN, Michael. (Org.) Cinema of  the Black Diaspora: Diversity, Dependence, and Oppositionality. Wayne State University Press, 1995.

 

MELEIRO, Alessandra. (Org.) Cinema no Mundo: Indústria, Política e Mercado. África. São Paulo: Escrituras, 2011. (Vol.1)

 

MIXINGE, Adriano. Made in Angola. Arte Contemporânea, Artista e Debates. Paris: L’Harmattan, 2009.

 

MURAT, Rodrigo. Zezé Motta: Muito Prazer.  São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2005.

 

NAGIB, Lúcia. “Black Cinema in Brazil”. In: Kwame Anthony Appiah; Henry Louis Gates, Jr. (Org.). Encarta Africana 2000. Cambridge: 1999.

 

PIÇARRA, Maria do Carmo; ANTÓNIO, Jorge. Angola, Nascimento de uma Nação: O Cinema da libertação. Lisboa: Guerra & Paz, 2013. (Vol. 2)

 

PIÇARRA, Maria do Carmo; ANTÓNIO, Jorge. Angola, Nascimento de uma Nação: O Cinema do Império. Lisboa: Guerra & Paz, 2013. (Vol. 1)

 

PRUDENTE, Celso. Barravento, O Negro como possível referencial estético no Cinema Novo de Glauber Rocha. São Paulo: Editora Nacional, 1995.

 

RAMOS, Jorge Leitão. Dicionário do Cinema Português 1895-1961. Alfragide: Caminho, 2011.

 

RIBEIRO, Marcelo. “Projeções, projetos e projéteis: o nome de  “África” e a subjetivação imperial em “Lágrimas do Sol”. In: HAMBURGER, Esther et alli (Orgs.). Estudos de Cinema SOCINE. São Paulo: Annablume, 2008. (p. 199-207).

 

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac & Naif, 2004.

 

RODRIGUES, João Carlos. O Negro Brasileiro e o Cinema. Rio de Janeiro: Selo Negro, 2012.

 

SHOHAT, Ella. STAM, Robert. Crítica Da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac & Naif, 2006.

 

SOUZA, Edileuza Penha de. (Org.) Negritude, cinema e educação: caminhos para a implementação da Lei 10.639/2003. Belo Horizonte: Mazza, 2006. (Vol. 1)

 

SOUZA, Edileuza Penha de. (Org.) Negritude, cinema e educação: caminhos para a implementação da Lei 10.639/2003. Belo Horizonte: Mazza, 2007. (Vol. 2)

 

STAM, Robert. Multiculturalismo tropical: uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: Edusp, 2008.

 

THOMPSON, Kristin e BORDWELL, David. Black African Cinema in Film History: An Introduction. Mc Grawll Hill, Nova York. 2003. (p.548-551)

 

VILLAÇA, Mariana Martins. A cena político-cultural cubana dos anos setenta: uma análise histórica do filme A Última Ceia. In: MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; CAPELATO, Maria H.; SALIBA, Elias. (Org.). História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007. (p. 193-218).

 

XAVIER, Ismail. Sertão Mar: Glauber Rocha e a Estética da Fome. São Paulo: Cosac & Naif, 2007.

 

Destaques

Espaço homenagem

Ficine Educação

Ficine Docs