Fórum Itinerante de Cinema Negro

Artigos

Dissertações, teses e monografias

A

A construção da memória e da identidade em filmes de cineastas negros brasileiros

Dione Oliveira Moura (Dissertação, UnB, 1990)

 

A Construção dos Personagens e Representação da Violência Urbana nos documentários O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas e Ônibus 174

João Nunes da Silva (Tese, UFBA, 2012)

 

África no imaginário cinematográfico português : dos anos 30 a 50

Victor Manuel Martins Horta (Dissertação, Universidade de Minho, 2000)

 

A Relação entre Mídia e Periferia: um estudo sobre o projeto Central da Periferia da TV Globo

Guaciara Barbosa de Freitas (Tese, Unisinos, 2011)

 

A Influência do Cinema Novo nos Cineastas Negros: O Cinema de Zózimo Bulbul.

Ailton Pinheiro Junior (Monografia, PUCSP, 2009)

 

“A participação no Instituto Nacional de Cinema de Moçambique”.

In: SILVA, Isabela Oliveira Pereira da. “Bárbaros Tecnizados”: Cinema no Teatro Oficina. (Dissertação, USP, 2006, p.80-89)

 

A Realização da Ambição do Negro: Oscar Micheaux, Race Pictures e a Grande Migração.

Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida (Monografia, UFF, 2012)

 

A representação do negro em Quase dois irmãos.

Eveline Alvarez dos Santos.(Monografia, UEPB, 2011).

 

As representações do imaginário: uma análise crítica a partir de três leituras fílmicas de Orfeu

Camilo d´Angelo Braz (Dissertação, UNICAMP, 2003)

 

Ayrábeji de Xangô: o cine-transe e sua rubrica cinematográfica

Frederico Mael Silva Marques Bueno (Dissertação, PUC Goiás, 2011)

 

 

C

Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul

Noel dos Santos Carvalho (Tese, USP, 2006)

 

CinematogrÁfrica – Ensaio sobre as f(r)icções de um nome, entre 1980 e 2005.

Marcelo Rodrigues Silva Ribeiro (Monografia, UnB, 2005)

 

 

D

Da cena real à representação cinematográfica: as pessoas negras e suas práticas culturais no filme Cafundó.

Leandro Silva da Rocha (Monografia, UEPB, 2012).

 

Da economia política do nome de ‘África’: a filmografia de Tarzan

Marcelo Rodrigues Silva Ribeiro (Dissertação, UFSC, 2008)

 

Descolonização da Imagem Cinematográfica: um estudo nos contextos de África e América Latina.

Luna Cristina Castro Nery (Tese, UFBA, em andamento)

 

Do preto e branco ao colorido: raça e etnicidade no cinema brasileiro dos anos 1950-1970

Pedro Vinicius Asterito Lapera (Tese, UFF, 2012)

 

 

F

Fazer rir, fazer chorar: a arte de Grande Otelo

Ana Karicia Machado Dourado (Dissertação, USP, 2011)

 

Fronteiras da fala/bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus

Joana Pinto Wildhagen (Dissertação, UFMG, 2007)

 

 

G

Grande Otelo/Sebastião Prata: caminhos e desafios da memória

Tadeu Pereira dos Santos (Dissertação, UFU, 2009)

 

Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira.

Camila Delfino da Silva (Dissertação, UFU, 2012)

 

 

I

Imagens do Candomblé e da Umbanda: etnicidade e religião no cinema brasileiro nos anos 1970.

Francisco das C. F. Santiago Jr. (Tese, UFF, 2009).

 

M

Menina mulher da pele preta – projeto de série televisiva que discute questões de gênero e raça ligados a mulher negra

Renato Candido de Lima (Dissertação, USP, 2011)

 

 

N

Narrativas para Alteridade: o cinema na formação de professores e professoras para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica

Delton Aparecido Felipe (Dissertação, UEM, 2009)

 

 

O

O cinema da periferia: Narrativas do cotidiano, visibilidade e reconhecimento social

Daniela Zanetti (Tese, UFBA, 2010)

 

O cinema e a crítica (pós-)colonial em África: uma análise do filme Xala

Jonas Alexandre do Nascimento (Monografia, UFPE, 2012)

 

Olhe o negro da mídia, olhe: a representação da cultura popular negra em Ó pai ó

André Luiz de Oliveira Santana (Dissertação, UNEB, 2011)

 

O Negro encena a Bahia: imagens e representações étnicas em cinco filmes baianos de ficção

Luna Cristina Castro Nery (Dissertação, UFBA, 2010)

 

O Negro no Cinema Brasileiro: uma análise fílmica de Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966)

Carolinne Mendes da Silva (Dissertação, USP, 2013)

 

O Papel do Negro e o Negro no Papel. Representação e representativiade dos afrodescendentes nos quadrinhos Brasileiros.

Nobuyoshi Chinen (Tese, USP, 2013)

 

Orfeu: do mito à realidade brasileira. Uma análise da trilha sonora dos filmes Orfeu Negro (1959) e Orfeu (1999) baseados na peça Orfeu da Conceição de Vinícius de Moraes

Fabiana Quintana Dias (Dissertação, UNICAMP, 2012)

 

Os arquétipos dos mitos históricos negros no cinema nacional: uma análise na filmografia de Cacá Diegues.

Alves, Rael Lopes. (Mnografia, UFRGS, 2009).

 

Os Dois Orfeus, representação da paisagem da favela no cinema: o olhar estrangeiro e o olhar de pertencimento

José Nazareno da Silva (Dissertação, UERJ, 2011)

 

P

Pontos de vista em documentários de periferia: estética, cotidiano e política.

Gustavo Souza da Silva (Tese, USP, 2011)

 

 Prática e repressão à capoeira no filme “Besouro”.

Santos, Edson Batista dos. (Monografia, UEPB, 2012)

 

 

Q

Quem diz ‘Eu, um negro’? Vozes e foco narrativo no filme de Jean Rouch

Lessandro Sócrates (Dissertação, USP, 2009)

 

 

R

Reinventando a cidade: disputas simbólicas em torno da produção e exibição audiovisual de coletivos culturais em São Paulo

Guilhermo André Aderaldo (Tese, USP, 2013)

 

Relações raciais, gênero e memória: a trajetória de Ruth de Souza entre o Teatro Experimental do Negro e o Karamu House (1945-1952)

Júlio Cláudio da Silva (Tese, UFF, 2011)

 

Representação do negro em Cidade de Deus: uma análise descritiva de quatro personagens do filme

Célia Cristina Torres (Dissertação, Universidade Anhembi Morumbi, 2008)

 

 

T

“Tradição” e “Modernidade” no Cinema Africano: uma análise sobre a identidade no contexto pós-colonial a partir das obras de Ousmane Sembène

Jonas Alexandre do Nascimento (Dissertação, UFPE, em andamento)

 

U

Uma interpretação do cinema brasileiro através de Grande Otelo: raça, corpo e gênero em sua performance cinematográfica (1917-1993)

Luis Felipe Kojima Hirano (Tese, USP, 2013)

 

Um ar de cinema em Ondjaki: interferências e interlocuções em prol de uma modernidade angolana

Paula Manuella Silva de Santana (Dissertação, UFPE, 2010)

 

 

Destaques

Espaço homenagem

Ficine Educação

Ficine Docs